Em Portugal, o Dia de São Martinho está associado à maturação do vinho, por isso se costuma dizer "pelo São Martinho vai a adega e prova o vinho". A par deste hábito também é tradicional fazer um grande magusto, castanhas assadas em caruma. Nesta mesma época, comem-se também figos secos e nozes e para acompanhar tudo isto costuma-se beber jeorpiga ou água pé.
Segundo José Leite de Vasconcelos o magusto representa um sacrifício em honra dos mortos, explicando que em tempos, nalguns locais, era tradição acender fogueiras e preparar, à meia noite, uma mesa com castanhas para os mortos da família comerem.
Sem comentários:
Enviar um comentário