A BECRE "Lucinda Pires" recebeu, no passado dia 5 de maio, o escritor covilhanense, Paulo Jorge de Matos Lopes para uma conversa informal com os alunos do 9º ano sobre o seu livro "Cidades Verticais" que retrata a Covilhã dos inícios dos anos sessenta do século XX. Recebeu também a biblioteca a avô de uma das alunas para relembrar e falar das suas vivências deste período. Deixamos abaixo uma sinopse do livro de Paulo Lopes:
"Alberta é uma jovem, natural de Belmonte, que acabando de casar com um
operário têxtil, vai residir para a Covilhã, no início dos anos sessenta do
século vinte. Aí, tem de lidar com uma sociedade fortemente estratificada, com
enormes diferenças sociais que ela sente no dia-a-dia, agravadas pelo facto de
ser mulher.
Numa habitação vetusta, com poucas condições de habitabilidade, procura
maneira de ser uma boa esposa e, ao mesmo tempo, ter uma ocupação que permita
complementar o magro salário do marido. Aos poucos, vai-se relacionando com os
seus vizinhos, também gente pobre e alguma remediada, como se costumava dizer.
Cedo tem de lidar com demoras cada vez maiores do marido entre a fábrica
e o lar. Vai procurando explicações para o facto, tentando resolver mistério
atrás de mistério. No entanto, subitamente, todo o seu universo parece ruir.
Após várias vicissitudes e já grávida, ainda sem o marido saber, empreende
viagem para Paris no Sud-Express. Chegando a Paris, é confrontada com uma
situação chocante que a faz tomar uma opção radical."
Sem comentários:
Enviar um comentário